Cada catalão consome por ano 13,1 litros de vinho, principalmente tinto, sendo assim são os maiores consumidores do mundo.
A Catalunha se divide em 11 principais regiões para produzir seus vinhos; a mais famosa é a D.O. Cava.
A Catalunha se divide em 11 principais regiões para produzir seus vinhos; a mais famosa é a D.O. Cava.
As Cavas são produzidas com as uvas xarel-lo, parellada e maccabeo mas a chardonnay também está ficando popular. Estão em segundo lugar no ranking da produção mundial de espumantes, só ficando atrás dos Champagnes.
Voltando às regiões, na D.O. Penedès tradicionalmente se produzem vinhos brancos, mas os tintos já estão aparecendo. São usadas as uvas tintas tempranillo, grenache, monastrel, carignan, cabernet sauvignon e samsó, também são autorizadas a cabernet franc, merlot e pinot noir; entre as uvas brancas estão a parellada, xarel-lo, maccabeo e subirat-parent e também a chardonnay e sauvignon blanc.
A D.O. Priorato quase desapareceu há vinte anos e agora ressurge acima de toda a Espanha, pois é onde está alguns dos vinhos tintos de mais classe e mais caros do mundo. Vinhos encorpados e ricos com um caráter mineral difícil de alcançar, produzidos com cariñena e garnacha. Em 2003, virou D.O.C. usando as uvas garnacha (tanto a tinta quanto a branca) e a cariñena. Também são cultivadas as uvas cabernet sauvignon, merlot, syrah e pinot noir.
Também existe a D.O. Montsant, região novíssima que era uma sub-região de Terragona e fica em torno da D.O. Priorato. O principal vinho produzido é tinto, mas não são exatamente iguais à sua vizinha e os preços são muito mais amigáveis.
A D.O. Allela produz vinhos brancos refrescantes, geralmente com Pansa Blanca apesar de também estarem presentes Sauvignon Blanc e Chardonnay.
Com grande variedade de vinhos, sendo a maioria com boa reputação e preços razoáveis, a D.O. Costers del Segre é fascinante. As uvas utilizadas nessa região são as tintas tempranillo, cabernet sauvignon, merlot, pinot noir, monastrel, garnacha e cariñena e as brancas chardonnay, garnacha blanca, maccabeo, xarel-lo e parellada.
Menos expressivas existem ainda as D.O. Terragona, Terra Alta, Conca de Barbera e Pla de Bages.
A D.O. Empordà - Costa Brava é uma das regiões de onde a Zahil importa vinhos, como a nossa linha Castillo Perelada; essa região anteriormente produzia rosés bem simples mas agora está sendo reconhecida pelos tintos excelentes e com estilo moderno (http://www.castilloperellada.com/).
E finalmente, englobando todas existe a D.O. Catalunya que inclui todas as D.O.s anteriores para simplificar e não confundir os clientes.
Texto produzido baseado em matérias dos sites: http://comida.ig.com.br/pelomundo/espanha/catalunha/m1237704500767.html e
http://wine-st.blogspot.com/2010/06/vinhos-da-catalunia.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário