terça-feira, 28 de junho de 2011

Dicas de Harmonização no Inverno: Caldo Verde e Vinho

Com este frio, o bom mesmo é ficar debaixo do cobertor com uma cumbuquinha de sopa ou creme bem quentinho e um bom vinhozinho para acompanhar. Pensando nisso, escreverei sobre 6 sopinhas que nossa  equipe escolheu como favoritas, e suas possíveis harmonizações com os vinhos Zahil.
Vou falar neste post sobre o famoso Caldo Verde. Esta é uma sopa tipicamente portuguesa, mais especificamente da região do Minho (norte de Portugal), sendo provavelmente a sopa portuguesa mais famosa e usualmente servida como entrada ou na ceia.
Este caldo é feito com couve galega, e a degustação minhota típica é feita em tigelas de barro, regada com fio de azeite, acompanhada de rodelas de chouriço e uma fatia de broa de milho.
Caracteriza-se por aroma levemente herbáceo e corpo leve, assim sendo, precisamos de vinhos levemente frutados e especiados de corpo médio, como os vinhos do Dão, como nosso elegante Duque de Viseu (R$51).
Outra sugestão, um pouco mais difícil de conseguir é acompanhar com o Vinho Verde tinto, que também é da região do Minho ou com os frutados e aromáticos tintos do Alentejo como nosso Vinha do Monte (R$49), só tomando cuidado para não escolher os muito alcoólicos.
Caso sua preferência seja pelos brancos, sugiro os brancos herbáceos da Bairradas ou Chardonnays acarvalhados do Novo Mundo.
E para estimular ainda mais seu paladar, aí vai uma receita deliciosa de Caldo Verde:

Ingredientes:
- 6 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
- 1 Kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços;
- 1 maço de couve picado bem fininho;
- 1 paio cortado em rodelas;
- 4 dentes de alho inteiros;
- sal a gosto.

Modo de Preparo:
Coloque numa panela grande o azeite e os dentes de alho e frite até dourar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Adicione 2,5 litros de água fria e o sal, deixe ferver. Adicione as batatas e deixe cozer até ficarem bem macias. Desligue o fogo e deixe amornar. Bata tudo no liquidificador e volte a sopa à panela e espere ferver novamente. Enquanto isso, frite levemente o paio e reserve.
Com a sopa fervendo adicione a couve e o paio e deixe cozer por uns dois minutos com a panela destampada (esse é o "segredinho" para a couve não perder sua cor).
Desligue o fogo e sirva com a broa de milho, torradas ou pão preto.

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário