terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

ABS Litoral - 1

 Ano passado eu e o Murilo começamos a fazer o curso profissionalizante da ABS (Associação Brasileira de Sommeliers)para formação de sommeliers. O curso é ministrado na Piccola Forneria, às quartas-feiras.
 Como já se passaram muitas aulas, vou fazer um resumão do que já se passou.
 Bem, começamos com as origens da videira, e o vinho desde a Grécia e Roma antigas até os dias de hoje. Aprendemos sobre os cortes do vinho - porque cortar, tipos de corte e quando cortar. Sobre a vitivinicultura, o ciclo vegetativo da videira, e as influências na qualidade do vinho - clima, solo, intempéries, pragas e doenças.
 Estudamos sobre técnicas viticulturais e sobre os cuidados que devemos ter trabalhando com a videira - podas, adubação e irrigação e combate a pragas e doenças já ditas antes.
 Discutimos a importância da localização do vinhedo e sua orientação das fileiras. Quando é o momento certo da colheita e quais métodos são uitlizados.
 Entramos no assunto das castas viníferas - tintas e brancas -, aprendemos sobre as principais, suas origens e características.
 No final de setembro, começamos a estudar as técnicas especiais de vinificação e suas produções.
 Tivemos noções de terroir, falou-se sobre Velho e Novo Mundo, e como os fatores humanos, caráter mineral e tendências atuais são influenciadas (ou influenciam) no conceito terroir.
 Aprendemos sobre as regiões do Porto e da Madeira - suas Histórias, suas regiões, seus solos, suas viticulturas e suas uvas. Estudamos sobre o vinho do Porto e seus estilos.
 Passamos pela composição química do vinho e o porque do uso da madeira (e de ser carvalho).
 Em dezembro aprendemos sobre espumantes e frisantes - asti, prosecco e champagne - e tivemos nossa primeira prova, com muitas questões e uma degustação.

 Daqui para frente, escreverei sobre as aulas do curso de sommelier da ABS, mas sem deixar passar tanto tempo, assim posso apresentar melhor minha percepção baseada nessas aulas.
 Espero que gostem, um pouquinho mais de conhecimento dessa bebida que tanto apreciamos não faz mal não é?!

 Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário