sábado, 11 de fevereiro de 2012

Olá a todos,
Estive no Uruguai  em 2011 a convite da Bodegas Carrau, e fomos recebidos pelos irmãos Francisco e Javier Carrau e o enólogo Octavio Giola.
A Família Carrau começou sua história com vinhedos e vinhos na Cataluña em 1752, chegaram ao Uruguai em 1930, pelas mãos de Juan Carrau Sust avô dos nossos anfitriões Francisco e Javier.
Octavio Giola nos acompanhou a um passeio nos arredores da sede da vinícola onde são cultivados uma pequena mostra da uva Tannat provenientes de vários países, entre eles França, Africa do Sul e E.U.A, sendo estas plantas utilizadas na pesquisa para melhoramento desta variedade.  Hoje, a Carrau produz uma grande variedade de cepas, sendo a mais importante, claro, a Tannat, seguindo de Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Nebiolo nas tintas e, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Moscato nas brancas.
Além dos vinhedos de Canelones, cortamos o país para conhecer o projeto que faz fronteira com o Brasil, nos vinhedos de Cerro Chapéu, onde pudemos degustar algumas raridades, como a primeira safra do Amat Tannat 1998 e a safra 2002, considerada a melhor de todas.
De volta a Montevidéu, nos despedimos do Uruguai em um almoço onde confirmamos a perfeita harmonização da uva Tannat com a excelente carne de cordeiro produzida naquele país. Para este almoço, o vinho escolhido foi o Juan Carrau Reserva Tannat (R$58) vinho com muito boa relação qualidade/preço.
Um abraço a todos e até breve.
Murilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário