sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Zahil na Prazeres da Mesa nº101

Na edição de dez./jan. 2012 saímos no ranking dos "100 Grandes Vinhos" - os rótulos mais bem pontuados nas degustações de 2011. Lá estão nossos Finca La Garriga 06 (100% Samsó (Carignan), que é surpreentendemente fresco e equilibrado, sem excessos e com as especiarias típicas, alcaçuz e pimenta, da uva na região; e The Coppermine Road 05 (100% Cabernet Sauvignon produzido com uma parcela selecionada das melhores plantas), ambos com 91 pontos, pontuação esta que pela tabela da revista quer dizer que é um "Ótimo" vinho. Nosso Lagar de Cervera 08 (vinho muito fresco e com perfumes de flores e frutas produzido 100% com a uva Albariño) também apareceu no ranking com 88 pontos ("Muito bom" vinho).
Na matéria da entrevista com Giuseppe Palmieri (sommelier do restaurante Osteria Francescana, em Modena, Itália) alguns vinhos são destacados por ele como caprichos seus, vinhos que conquistaram espaço em sua adega e pelos quais é apaixonado, dentre estes estão os Barolos de Giacomo Conterno, e aqui na Zahil temos o Cascina Francia (um Barolo sério, para se beber entre 10 a 30 anos, de estilo tradicional).
Na coluna "As Melhores de 2011" de Jorge Lucki (consultor da Zahil), ele fala sobre as melhores harmonizações do ano.
Ler esta matéria dá água na boca e grandes dicas para quem quer preparar tais pratos ou beber certos vinhos e não sabe como harmonizá-los, vale a pena conferir...
Com o "robalo em ceviche e sopa fria ao manjericão foi servido um vinho fresco e de boa estrutura, nosso Chablis Grand Cru Les Preuses 07 (vindo de um vinhedo que produz vinhos gordos, maduros e equilibrados) foi o escolhido e se saiu muito bem.
Nosso Ribolla Anfora 04 (vinho mineral, estruturado e com acidez viva) foi harmonizado com "leitão de leite, caqui na cachaça e alho negro". Como diz Lucki, o leitão de carne tenra "exige" um Gravner (produtor deste vinho).
E para finalizar, na coluna de Jorge Carrara apareceu nosso Juan Carrau Reserva Sauvignon Blanc Sur Lie (inspirado nos Sauvignon Blanc do Loire, França, tem um estágio de 3 meses sobre as lias de fermentação, enriquecendo-se em perfumes e ganhando em volume e textura) na matéria "Grande Safra no Uruguai".
A matéria fala sobre o "Food & Wine 11" que aconteceu em Punta del Este e reuniu 15 chefs de diversos países.
A segunda edição do evento aconteceu no hotel Mantra e, no último dia enquanto Francis Mallmann (chef argentino) cozinhava numa praça, nosso querido Juan Carrau Reserva Sauvignon Blanc Sur Lie foi servido.
Estou um pouco atrasada quanto a esta edição da Prazeres da Mesa, mas não podia deixar de falar de tanta comida gostosa e vinhos maravilhosos. Espero que se deliciem!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário